Fale Conosco!

Odontologia do Sono

A qualidade do seu sono aliada com a Odontologia.

Da mesma maneira que aprendemos desde cedo que precisamos cultivar bons hábitos de higiene corporal e dentária, é necessário também termos bons hábitos de sono.

A qualidade do seu sono interfere na sua saúde além de comprometer seu rendimento no dia-a-dia afetando a memória e dificultando a concentração.

A Odontologia do Sono atua como auxiliar no tratamento de problemas relacionados ao sono, como o Ronco e a Apneia, que são os mais comuns. Nestes casos, o dentista trabalha em conjunto com a Medicina do Sono, para que juntos possam definir quais os procedimentos que serão tomados.

Tratar o ronco e demais distúrbios do sono é muito importante para a saúde de uma pessoa. Dormir não é só um momento de repouso, mas também uma tarefa importante para seu organismo manter o equilíbrio e a vitalidade.

Distúrbios do Sono: Ronco e Apneia

O Ronco é causado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam, fazendo o barulho.

O Ronco é um problema social que atinge cerca de 30% da população, que prejudica até na convivência com o cônjuge, sendo causa de muitos divórcios, ou com amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de bulling.

A Apneia do Sono é a obstrução das vias aéreas por alguns segundos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração.

Esta doença é muito grave porque está comprovado que reduz a oxigenação do sangue que provoca:

• Impacto negativo na qualidade de vida.
  • Aumento do risco de AVC (derrame), infarto, hipertensão, diabetes tipo 2 e depressão.
  • Redução da capacidade intelectual (pela diminuição do sono REM).
  • Sonolência diurna (pesquisas comprovam maior número de acidentes de trânsito).
  • Doença periodontal (inflamação na gengiva com risco de perda dentária).

A Apneia pode ocorrer em adultos e crianças, tendo consequências graves para ambos. Em crianças, esta doença está associada ao baixo desempenho escolar e alterações no crescimento facial.

Aparelho para Redução do Ronco

Os aparelhos orais podem reduzir ou até eliminar o ronco e apneia do sono.

São de fácil adaptação, têm alto índice de aceitação do paciente e sucesso no tratamento. Representam a maneira mais conservadora para controle do ronco e da Apneia do Sono.

Para funcionarem corretamente, os aparelhos orais contra Ronco devem ser confeccionados por dentistas com conhecimento e treinamento em medicina do sono.

Dê o primeiro passo em direção ao sorriso que você sempre quis!

Você merece um atendimento de primeira, com excelentes profissionais, e um tratamento mais preciso, mais rápido, sem estresse.

Rua Santa Catarina, nº 1656 - Centro Cascavel - PR, CEP: 85801-041
contato@institutodeodontologia.com