Fale Conosco!

Periodontia

O que é Periodontia?


A periodontia é a especialidade que tem como objetivo preservar as estruturas de suporte do dente. Má higiene, cigarro, e até mesmo o estresse, deixam a gengiva mais fragilizada e alvo fácil de bactérias e infecções.

Por meio de procedimentos preventivos, com os cuidados diários, e consultas regulares ao dentista para limpeza, é possível prevenir doenças como a Periodontite, que podem provocar a perda dos dentes, evitando a necessidade de implantes e próteses, mantendo a saúde bucal de maneira geral preservada e mantida ao longo dos anos.

Um fator importante da periodontia atualmente se refere aos procedimentos reparadores, que buscam, juntamente com a implantodontia e a odontologia restauradora, proporcionar o equilíbrio funcional e estético do rosto e do sorriso do paciente.

O que causa a Periodontite?



Há diversas causas ou fatores que podem aumentar a predisposição à periodontite e agravá-la. Próteses e restaurações incorretas, dificuldade motora da higiene bucal, causando o aumento da retenção da placa bacteriana, e com isso, favorecendo o aumento da infecção.

Algumas das principais causas da Periodontite são:

Má Higiene
Cigarro
Estresse

Além destas causas que colaboram para o surgimento da doença periodontal, existem doenças sistêmicas que reduzem as defesas do organismo, entre elas a diabetes, leucemia, cirrose hepática, AIDS, predisposição genética, medicamentos imunossupressores, entre outros.

Sinais e Sintomas da Periodontite
Sangramento nas gengivas no uso do fio dental ou durante a escovação dos dentes.
Gengivas avermelhadas, inchadas ou moles.
Não causa dor.
Mobilidade em um ou mais dentes.
Dentes entortando ou com surgimento de espaços entre eles.
Mau hálito ou gosto ruim na boca.

Tratamentos da doença Periodontal



Tanto o tratamento da gengivite como o da periodontite, requerem motivação do paciente e as técnicas corretas e adequadas de higiene bucal devem ser seguidas e orientadas por um profissional especialista da àrea.

Caso não sejam removidas de forma correta e eficiente a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de bactérias, deve-se dar início ao processo inflamatório, cujo principal sintoma é o inchaço e sangramento na gengiva. Esse diagnóstico é reversível. O tratamento consiste na remoção profissional da placa bacteriana e prescrição de cuidados específicos.

É importante salientar que a saúde bucal correlaciona-se com a saúde geral do indivíduo.


Abaixo alguns tratamentos que realizamos em nossa clínica.

Cirurgia Estética Gengival

Cirurgias que corrigem defeitos gengivais e tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético, quando aparecem as retrações gengivais e sorriso gengival.
Tratamento de Doença Periodontal

Tratamento adequado e personalizado para cada paciente dependendo do grau e extençao da doença.
Recessões Gengivais

Quando as raízes dos dentes estão expostas e apresentam desconforto estético, ao sorrir ou falar. O enxerto gengival pode ser indicado, ou quando apresentam sensibilidade às variações de temperatura.

Dê o primeiro passo em direção ao sorriso que você sempre quis!

Você merece um atendimento de primeira, com excelentes profissionais, e um tratamento mais preciso, mais rápido, sem estresse.

Rua Santa Catarina, nº 1656 - Centro Cascavel - PR, CEP: 85801-041
contato@institutodeodontologia.com
(45) 3224-6508

Quero marcar uma consulta
Horário de Atendimento
De segunda à sexta
Das 08h às 12h
Das 13h:30m às 18h